domingo, 3 de janeiro de 2010

DEVORADOS PELO TEMPO.


Quem tem olhos pra ver o tempo
Soprando sulcos na pele
Soprando sulcos na pele
Soprando sulcos? 

O tempo andou riscando meu rosto
Com uma navalha fina
Sem raiva nem rancor
O tempo riscou meu rosto
Com calma
  
(eu parei de lutar contra o tempo
Ando exercendo instantes
Acho que ganhei presença)

Acho que a vida anda passando a mão em mim.
A vida anda passando a mão em mim.
Acho que a vida anda passando.
A vida anda passando.

Acho que a vida anda.
A vida anda em mim.
Acho que há vida em mim.
A vida em mim anda passando.
Acho que a vida anda passando a mão em mim.
(...)
Viviane Mosé


    
Nesta primeira postagem do ano, decidi falar um pouco sobre o tempo. Algo que é difícil se definir o que é. Algumas pessoas dizem que ele “voa”, outros dizem que ele “escorre pelas mãos”. Pois este, conforme nos define a física pertence a quarta dimensão, desta forma, sendo de uma dimensão superior, não estará sujeito a inferior. Sendo então, independente das outras dimensões, esta poderá ter controle sobre as que estão abaixo.  
O domínio do tempo esta bem acima de qualquer plano ou pensamentos que podemos ter, pois o tempo é o “pai mau” que nos devora aos poucos, nos consumindo e sugando nossas energias, nos tornando mais hábitos a adquirir doenças e fazendo com que nossa pele comece a definhar, como se estivesse derretendo, conforme o “pai tempo” vai nos sugando.
Muitas pessoas o temem e por temê-lo fazem de tudo para tentar vencê-lo: através das indústrias cosméticas, com seus comerciais de produtos, que garantem que através do consumo de suas mercadorias você poderá ter vitoria sobre o “pai tempo”. Ou se não, tentam vencê-lo de outra forma, através da medicina, com suas cirurgias plásticas, na qual leva as pessoas a pensar que adquiriu uma pseudo-vitoria sobre ele, mas a vitoria é breve e apenas visual, pois este, logo volta a ser consumido e devorado pelo “pai tempo”.
Este pensamento me levou a um mito, o mito de Cronos, filho de Urano e Gaia o mais jovem dos titãs, que após ter recebido uma foice de ouro de sua mãe, castrou o próprio pai. Libertando sua mãe de um ato sexual interminável, se tornando assim o principal dos titãs.
Após isso Cronos recebe uma profecia, que dizia que um dos seus filhos tomaria o seu trono, tirando assim o seu estatus de deus supremo. Temendo isso Cronos passa a devorar todos os seus filhos, nascidos de sua esposa e irmã Réia, que foi tomada como sua mulher após ter castrado seu pai Urano. Como pai tirano Cronos devora Héstia, Deméter, Hera, Hades e Poseidon. Réia grávida pela sexta vez foge para ilha de Creta e lá da à luz a Zeus. Cronos chega ansioso para devorar mais este filho, mas Réia o esconde e dá no lugar uma pedra envolta em um pano, sendo assim Cronos é enganado.
Zeus cresce na ilha de Creta sendo amamentado por uma cabra. Já adulto recebe de Métis a deusa da sabedoria, uma porção na qual a leva a seu pai, que após tomá-la regurgita todos os irmãos de Zeus. Após isso Zeus liberta os hecatônquiros, que estavam presos no tártaro e junto deles e seus irmãos Hades e Poseidon, vencem a batalha contra Cronos e os titãs.
Podemos chamar então Zeus de o “grande libertador”, aquele que venceu o tempo através da grande ajuda de Métis, a deusa da sabedoria. Através da sabedoria Zeus e seus irmãos venceram o tempo. Será que nós nos tempos atuais podemos também vencermos o tempo?
Se o tempo pertence à quarta dimensão, então a sabedoria seria a quinta? Talvez sim. Pois aqueles que usaram de sabedoria ao longo da historia, trouxeram certo tipo de liberdade ao homem e de alguma maneira também venceram o tempo. Pois seus pensamentos estão tão presentes como se ainda estivessem vivos em nosso meio. Foram homens que mudaram o pensamento de uma época e trouxe uma revolução ao mundo.
Podemos citar exemplos, como Galileu Galiléu, Albert Einstein, Isaac Newton, Platão, Aristóteles, Sigmund Freud e quantos outros não poderíamos citar? Homens que apesar do “pai tempo” ter sugado suas vidas físicas, não foi capaz de impedir a influencia que eles causaram na historia. Fazendo com que continuassem vivos nas escolas e na boca do povo. Tendo suas existências cravadas nas bases cientificas e filosóficas de todas as épocas depois deles.
 Lutemos contra o “pai tempo”, mas não com as armas da revolução tecnológicas, mas sim com a porção de Métis. Fazendo com que esse novo ano seja lembrado como o inicio de uma nova historia em nossa existência.  

Wellington Johnny: wj-cunha@hotmail.com
Beth Nanni e Marcia Bittar Nehemy - Os Deuses e o Amor - Ed. Prestigio - Rio de Janeiro - 2007.

8 comentários:

  1. Olá!
    Gostei muito dos assuntos abordados.
    Posts bem inteligentes.
    Sucesso com o blog.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. O Tempo pode ser nos proporcionar tudo: cura, doenças, morte, lembranças... Ele é algo que jameis o ser humano há de dominar.

    comenta: http://tec-prog.blogspot.com/

    Feliz 2010

    ResponderExcluir
  3. Cara, não leve a mal minha sugestão!
    Voce misturou o Assunto Centro de seu texto que é o Tempo Sobre nós, vc citou o Mito um grande espaço cara, eu me perdi no seu sexto por causa disso!

    Procura nao misturar as coisas ok?

    Mas foi muito bom o assunto abordado!

    ResponderExcluir
  4. vencê-lo é impossivel.
    mas podemos deixar nossa marca
    Obrigado pelo seu comentario.

    ResponderExcluir
  5. Gostei , de verdade , vencer o que é predestinado a todo mundo é impossível , mas melhorá-lo é um dever de todos :)
    Parabéns pelo post e ótimo blog
    visite : http://vanessa-gp.blogspot.com/

    beijos ;*

    ResponderExcluir
  6. Ah,brigado
    gostei de tudo.
    desde o titulo ao texto do tempo cara.
    Fantastico!
    e ah,tbm acho que avida anda passando a mão em min.
    hehe
    sucesso!

    ResponderExcluir
  7. é so não levar as coisas por trás inimigosecreto :D

    hauahahuuhhua

    Esperando o proximo post :D

    ResponderExcluir
  8. Muiito legal seu blog
    Ameii os assuntos.
    Bjãoo

    ResponderExcluir